02 novembro 2008

Thank You...

Existem muitas formas de agradecer. Thank You é a mais conhecida, e tem suas variacões Thank You Very Much, que enfatiza o agradecimento e thanks, uma maneira mais abreviada e informal. Much appreciated também pode ser utilizado.

Uma palavra muito utilizada também é cheers. Que também é utilizada quando se brinda um drinque, equivalente ao nosso "saúde" ou "tim-tim". Abaixo uma maneira engraçada que já observei várias vezes:

pessoa 1: cheers, big ears! (valeu, orelhudo!)
pessoa 2: same goes, big nose! (por nada, narigudo!)

Outra palavra muito utilizada no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia é ta. Significa menos que thanks, quando se agradece por algo não muito importante. Exemplo:

caixa do supermercado: It comes to eleven pounds...
sujeito: I'll pay with my eftpos card, here it is.
caixa do supermercado: Ta!

Esta palavra vem do dinamarquês tak, que significa thank you. O dinamarquês é uma das línguas que mais influenciou na origem do inglês, ao lado do alemão e francês. E a palavra tak continuou a ser utilizada no Reino Unido, especialmente na Escócia, onde a letra "k" sumiu da palavra ao longo dos anos, e chegou na Australia/NZ com os imigrantes e é muito utilizada hoje em dia.

Voltando à palavra thank/thanks to, que também significa "graças". Exemplo:

Thank God! (Graças a Deus!)

Thanks to the new local supermarket we don't have to get our groceries in town anymore. (Graças ao novo supermercado local nós não temos mais que fazer nosso rancho na cidade.)

The river has come to normal levels thanks to the heavy rain of the last few days. (O rio voltou ao nível normal graças à forte chuva dos últimos dias.)

E thanksgiving é o famoso dia de ação de graças, onde eles normalmente jantam peru!

Thank you very much for reading this post :)


2 comentários:

Comentem, elogiem ou critiquem!