26 outubro 2008

Meals

Neste post vou falar sobre as refeições do dia-a-dia e algumas curiosidades relacionadas. Começando pela manhã, todos já sabem que café da manhã é breakfast, certo? Vocês já pararam para perceber esta palavra? Ela é visivelmente composta de duas sub-palavras: break e fast: Duas palavras que todos conhecem bem, certo? Ou será que não?

Break: quebrar (objeto, recorde olímpico, lei, silêncio, etc), anunciar (notícias), e também signfica terminar ou interromper algo.

Fast: além de rápido e veloz, esta palavra também significa firme e também jejum.

Ou seja: breakfast é terminar o jejum, depois de uma noite inteira sem comer. A primeira refeição do dia.

Existe uma palavra que é americana mas muito utilizada em todos os países chamada brunch. É a mistura de breakfast com lunch. Quando acorda-se tarde, normalmente nos fins de semana, ao invés de tomar um café da manhã atrasado ou almoçar mais cedo, faz-se esta refeição, que é um café da manha reforçado. E normalmente comerão novamente somente à noite.

Na maioria dos países quem falam inglês a refeição do meio dia é muito leve. Comem somente torrada com salada, uma fatia de presunto, noodles ou uma sopa. Eles tem a refeição da noite como a mais importante do dia, onde comem mais. E normalmente é mais cedo do que no Brasil, por volta das 5:30 ou 6:00 da tarde.

Por isso é muito curioso a palavra lunch ser semelhante à nossa palavra portuguesa lanche. Pois o lunch deles é um lanche!

Na Australia e Nova Zelândia (imagino que UK também) a refeição da noite pode ter 3 nomes diferentes, dependendo do que está acontecendo:

Tea: Uma janta simples, que pode ser até torrada. Sim, eles adoram torrada!

Supper: Uma refeição um pouco mais tarde, normalmente um pouco antes de dormir. Somente mais uma boquinha, caso tenham ficado com fome depois do tea.

Dinner: Um próprio jantar, completo e com uma boa taça de vinho! Normalmente esta palavra está associada a ir ao restaurante (eating out, dining out).

Mesmo que se faça uma janta requintada para os amigos, normalmente convida-se:

Would you like to come for tea tonight?

Pois dinner pode soar um pouco arrogante, partindo da pessoa que está cozinhando. Então para ser um pouco modesto, e humilde, diz-se tea, mesmo que seja um banquete. E ao mesmo tempo costuma-se dizer:

What did you have for dinner last night?

Invertendo a situação também na hora de agradecer:

Thank you so much, the dinner was delicious!

Falando desta maneira, acrescenta-se um toque gentil e educado à conversa.

Dependento do local de trabalho, há uma pausa durante a manhã e uma à tarde. Normalmente chamadas de break time (mais uma vez break significa interromper). Na Nova Zelândia existe um outro nome curioso chamado smoko time, ou simplesmente smoko. E mesmo as pessoas que não fumam também chamam desta maneira.

E por aqui termino este post, se alguém tiver algo a adicionar ou criticar, please do it right now!! Thanks!

Um comentário:

  1. Bah, truta... Parabéns pela iniciativa. Gostei bastante do tema abordado no blog novo... Já adicionei o feed no meu reader...

    Sucesso!!

    ResponderExcluir

Comentem, elogiem ou critiquem!